Publicidade
Projeto Pet PG Chip chega ao Boqueirão neste sábado com microchipagem gratuita para pets
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

O bairro Boqueirão, em Praia Grande, recebe neste sábado (4) a próxima edição do Projeto Pet PG Chip, que oferece microchipagem gratuita, cadastro de animais domésticos e orientações sobre saúde animal. O atendimento será realizado das 8h às 14h, na feira livre da Rua José Carlos de Oliveira, na Praça ao lado da Escola Estadual Dr. Reinaldo Kuntz Busch.

Desde o lançamento, o projeto já ultrapassou a marca de mil microchips implantados em pets da cidade. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), por meio da Divisão de Saúde Ambiental e de Controle de População Animal, e percorre os bairros em um trailer adaptado, que conta com equipe de veterinárias para realizar os procedimentos e profissionais administrativos responsáveis pelo cadastro no sistema nacional de animais domésticos Sinpatinhas.

Além do microchip, os tutores recebem tag de identificação e documento com os dados do animal. Durante os atendimentos, também são oferecidas informações sobre serviços de saúde animal e boas práticas de cuidado. Para participar, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com a veterinária Maíra Freitas Marques Rocha, o procedimento é simples e semelhante a uma vacinação. “O microchip é aplicado na região dorsal com uma agulha um pouco mais grossa que a da vacina. É fundamental que os cães sejam levados com guia e os gatos em caixa de transporte”, explicou.

A diretora da Divisão de Controle de População Animal, Tissiana Ortiz, destacou que o objetivo é tirar os animais da invisibilidade, reunindo dados para subsidiar políticas públicas de castração, vacinação, combate ao abandono e maus-tratos.

O dispositivo, do tamanho de um grão de arroz, não possui bateria nem sistema de rastreamento GPS, mas armazena informações essenciais do pet e de seu tutor. Em casos de perda, roubo ou abandono, a leitura pode ser feita em clínicas veterinárias, ONGs, protetores de animais ou pela própria Divisão de Saúde Ambiental.

O cronograma do Pet PG Chip segue até dezembro em diferentes pontos da cidade, passando por bairros como Sítio do Campo, Vila Sônia, Quietude, Canto do Forte, Mirim, Caiçara, Antártica e Samambaia.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu