Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (2) que a COP30, marcada para novembro em Belém (PA), não será “a COP do luxo”, mas sim “a COP da verdade”. Durante agenda na Orla de Breves, onde inaugurou duas escolas de ensino fundamental, Lula afirmou que não se hospedará em hotéis durante a conferência: “Vou dormir num barco”.
O petista disse que o objetivo é mostrar ao mundo a realidade da Amazônia e cobrar das grandes potências maior compromisso com o financiamento de políticas ambientais. “Eu quero saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática. Pra que a gente mantenha nossas florestas em pé, é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo que nós, resolvam pagar pra que a gente possa dar qualidade de vida pro povo da Amazônia”, declarou.
Lula afirmou já ter convidado Donald Trump (EUA), Xi Jinping (China) e Emmanuel Macron (França) para o encontro. Até agora, apenas o líder francês confirmou presença.
Ainda nesta quinta, Lula visitará obras ligadas à preparação da COP30, acompanhado do ministro do Turismo, Celso Sabino, que anunciou sua saída do cargo após pressões internas no União Brasil. O presidente também conhecerá a Estação de Tratamento de Esgoto Una e participará da inauguração do Parque Linear da Nova Doca.
Na sexta-feira (3), Lula seguirá para visitas às obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União e ao complexo cultural Porto Futuro II, em fase final de construção.
A COP30 será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.