Publicidade
De “escola dos pesadelos” à melhor do mundo: escola de Cubatão vence prêmio internacional
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão, na Baixada Santista (SP), conquistou nesta quarta-feira (30) o prêmio internacional “Melhor Escola do Mundo”, na categoria “Superando Adversidades”. A premiação, promovida pela organização britânica T4 Education, reconhece instituições que realizam transformações profundas em contextos desafiadores.

Até 2016, a escola era conhecida pelos moradores como a “Escola dos Pesadelos”, devido aos recorrentes casos de violência entre alunos, vandalismo e evasão escolar. A virada começou quando, após a recusa de profissionais locais ao cargo de direção, o professor Regis Marques Ribeiro, vindo de São Paulo, aceitou o desafio de assumir a gestão da unidade.

A nova direção apostou em acolhimento, escuta ativa e envolvimento da comunidade. Projetos como teatro, rádio, patinação, maracatu e o “Escola vai à sua casa” — no qual professores visitam os alunos em suas residências — passaram a fazer parte do cotidiano da escola. Além disso, o currículo foi ampliado com temas como empatia, autoconhecimento e cultura de paz.

As mudanças deram resultado: furtos e invasões foram zerados após a pandemia, o número de estudantes saltou de 116 para mais de 500, com fila de espera para novas matrículas, e o desempenho no Ideb cresceu. Para o diretor Regis, a escola se tornou um “ponto de radiação de paz” e um exemplo de como a educação pode transformar realidades.

Além da unidade de Cubatão, também foram premiadas escolas dos Estados Unidos, México, Malásia e Emirados Árabes Unidos, cada uma em categorias diferentes. As vencedoras participarão de um evento global nos dias 15 e 16 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

De “escola dos pesadelos” à melhor do mundo: escola de Cubatão vence prêmio internacional
Foto reprodução

Destaques ISN

Relacionadas

Menu