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O edital para a concessão do Sistema de Travessias Hídricas foi publicado nesta segunda-feira pelo governo de São Paulo. A decisão de republicar e adiar a data do leilão atendeu a um pedido de investidores, que solicitaram mais tempo para aprofundar os estudos sobre o projeto, que prevê a modernização completa de 14 linhas de transporte aquaviário de passageiros e veículos.
Com investimento estimado em cerca de R$ 2,5 bilhões e prazo de concessão de 20 anos, o projeto inclui a substituição da frota atual por 45 novas embarcações — 41 delas com motorização elétrica. Também está prevista a construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis, além de áreas de alimentação e informação.
Atualmente, o sistema atende uma média de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. A expectativa é que, com as melhorias, haja redução de filas — mesmo durante a alta temporada — e mais conforto e segurança para os usuários. O contrato mantém a base tarifária atual e as gratuidades já existentes.
As linhas que serão modernizadas incluem:
• São Sebastião–Ilhabela
• Santos–Vicente de Carvalho
• Santos–Guarujá
• Bertioga–Guarujá
• Cananéia–Continente
• Cananéia–Ilha Comprida
• Cananéia–Ariri
• Iguape–Juréia
• Bororé–Grajaú
• Taquacetuba–Bororé
• João Basso–Taquacetuba
• Porto Paraitinga
• Porto Varginha
• Porto Natividade da Serra
