Publicidade
Modelo Foto Portal BX (36)
Getting your Trinity Audio player ready...

A travessia de balsa entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, pode se tornar gratuita para pedestres a partir de 2026. A possibilidade surgiu após reunião entre o vereador de Guarujá Anderson Bernardes e a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Rezende, articulada pela deputada federal Renata Abreu (Podemos).

Segundo Bernardes, a medida poderá ser implementada com o novo contrato entre o Estado e a futura concessionária responsável pelo sistema de travessia. Atualmente, ciclistas já têm isenção da tarifa. A previsão é que uma nova licitação para a gestão do serviço ocorra a partir de novembro.

Durante o encontro, a secretária também afirmou que o governo trabalha na substituição das atuais balsas movidas a combustíveis fósseis por embarcações elétricas, reforçando o compromisso ambiental da pasta.

Participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente de Guarujá, Bruno Tacon Cardoso, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG), Wagner Souza.

Além da pauta da travessia, Bernardes apresentou preocupações com a crise hídrica que afeta Guarujá, especialmente o distrito de Vicente de Carvalho. Ele cobrou agilidade nas obras de captação de água em andamento e a antecipação do cronograma da futura obra de captação em Itatinga.

Outro tema levantado foi a situação viária da comunidade do Rabo do Dragão, que enfrenta riscos constantes devido à ausência de passarelas e cobertura em pontos de ônibus na região da Rio Amazonas, próximo a escolas. Bernardes solicitou à deputada Renata Abreu a intermediação de um diálogo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Por fim, o vereador sugeriu a municipalização de trechos da Rodovia Ariovaldo de Almeida Vianna (SP-61), entre a praia do Perequê e a balsa Guarujá-Bertioga, incluindo ainda a descida do Viaduto do Morrinhos até a rotatória em frente ao cemitério Jardim da Paz.

O tema já havia sido antecipado pelo vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, em entrevista. Na ocasião, ele declarou que, após o leilão do Túnel Santos-Guarujá, o governo estadual iniciaria a licitação das travessias por balsas. Segundo Ramuth, a principal novidade será a eletrificação das embarcações, com foco na sustentabilidade ambiental, além da ampliação da frota, garantia de horários e melhoria na qualidade dos serviços prestados. O projeto prevê que será feito uma PP (Parceria Público Privada) será feito um leilão e a empresa vencedora do leilão terá até sete anos para renovar todas as balsas, com início das substituições em até três anos após a assinatura do contrato. O vice-governador ainda ressaltou a possibilidade de gratuidade na passagem da travessia de pedestres.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu