Publicidade
Foto: Divulgação Policia Civil
Foto: Divulgação Policia Civil
Getting your Trinity Audio player ready...

Operação apreendeu peças automotivas ilícitas e veículos em galpões na cidade.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desvendou, na terça-feira (16), um esquema de desmanche ilegal de veículos ligado à lavagem de dinheiro, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A ação é parte da operação Cymprium e resultou na apreensão de centenas de peças automotivas, veículos e carcaças em um ferro-velho no bairro Borboleta e em um galpão no bairro Marilândia.

Durante a vistoria, foram encontrados carros em processo de desmanche, alguns provenientes de leilões e outros com dívidas de financiamento, impedimentos judiciais ou débitos de impostos. Três funcionários que estavam no local foram conduzidos para prestar esclarecimentos e liberados em seguida. O estabelecimento foi interditado.

As investigações tiveram início após a prisão de um homem de 29 anos, no dia 3 de setembro, flagrado com 1,5 tonelada de cobre furtado. Segundo a polícia, o suspeito ostentava carros de luxo e viagens nas redes sociais, além de movimentar mais de R$ 3 milhões em apenas dois meses. Parte desse valor era usada para comprar veículos de leilão, que eram desmontados e revendidos ilegalmente.

O investigado poderá responder por adulteração de sinal identificador, lavagem de dinheiro, receptação qualificada, associação criminosa, exercício irregular da profissão e furto. O delegado Márcio Rocha ressaltou que a operação mira diretamente o patrimônio ilícito. “Ao desarticularmos esse tipo de atividade, cortamos a fonte de lucro que fomenta furtos e roubos de fios de cobre e outros crimes patrimoniais em nossa região”, afirmou.

As apurações continuam para identificar outros envolvidos e mapear a abrangência da atuação criminosa em Juiz de Fora e municípios vizinhos.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu