Publicidade
Projeto busca resgatar autoestima e incentivar a continuidade escolar (foto: divulgação/ Secom/ PMU)
Projeto busca resgatar autoestima e incentivar a continuidade escolar (foto: divulgação/ Secom/ PMU)
Getting your Trinity Audio player ready...

Alfabetização abre novas perspectivas para adolescentes em medidas socioeducativas em Uberaba

Aproximar adolescentes da leitura, escrita e matemática é o objetivo da oficina de alfabetização oferecida a oito jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). As aulas semanais são individualizadas e fazem parte do projeto Crescer Trilhando Caminhos de Saber e Transformação.

“O objetivo é que os adolescentes concluam os estudos e melhorem o rendimento escolar, sem constrangimento pela diferença de idade e escolaridade”, explica a assistente social do Creas, Patrícia Moreira Teixeira. A Secretaria Municipal de Educação montou uma sala equipada com lousa, carteiras e materiais didáticos, além de fornecer kits escolares e professora da rede para ministrar as aulas.

Segundo Soraia Gorette Fernandes Gouvea, professora responsável, cada jovem recebe acompanhamento de acordo com seu nível de escolaridade, identificado em diagnóstico inicial. “Criar vínculo faz com que as aulas fluam e que eles percebam a educação como caminho para um futuro melhor”, comenta.

Além da alfabetização, os adolescentes participam de oficinas de emoções, com rodas de conversa conduzidas por psicólogos e assistentes sociais. “No início eram tímidos, mas agora aguardam ansiosos pelo próximo encontro”, afirma Camila Tertuliano, gerente do Creas.

O programa atende jovens de 12 a 18 anos em medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), cumpridas sem privação de liberdade, voltadas a casos menos gravosos.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu