Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ocorrências de ordem psiquiátrica estão entre as principais solicitações ao 192 em Uberaba
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba alerta, neste Setembro Amarelo, para a quantidade significativa de atendimentos relacionados à saúde mental. Entre janeiro e agosto de 2025, foram 762 ocorrências psiquiátricas, ocupando a terceira posição entre os chamados ao 192. No mesmo período de 2024, o Samu registrou 820 atendimentos, totalizando 1.264 ao longo do ano passado.
Ao ligar para o Samu 192, o cidadão é atendido inicialmente por um telefonista da regulação médica, que coleta informações essenciais e repassa ao médico regulador. Se houver risco de vida do paciente ou de terceiros, uma viatura é imediatamente enviada ao local.
Sergio Marçal, diretor de Atenção Psicossocial, ressalta a importância de a população reconhecer sinais de sofrimento mental. “O ritmo acelerado da vida aumenta a vulnerabilidade à saúde mental. Assim como cuidamos do corpo, é necessário cuidar da mente. Sintomas persistentes que a pessoa não consegue resolver sozinha devem ser tratados como alerta. Proteger a saúde mental preserva qualidade de vida e previne situações extremas, como o suicídio”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece atendimento em saúde mental em diferentes pontos da rede municipal, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A rede conta também com serviços especializados:
CAPSi (Infantojuvenil): atendimento a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e 11 meses com casos graves de saúde mental.
Caps Dr. Inácio Ferreira (Adulto) e Caps Maria Boneca (parceria): voltados ao cuidado de adultos e idosos.
Caps AD III (Álcool e outras Drogas): atendimento a adultos em uso abusivo de álcool e outras drogas, funcionando 24h.
Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (Siap): atendimento de média complexidade, com encaminhamento por outras unidades da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Contatos úteis:
• Diretoria de Atenção Psicossocial – (34) 3331-2797
• SIAP – (34) 3312-7253
• CAPSi – (34) 3311-5836
• CAPS Dr. Inácio Ferreira – (34) 3312-0414
• CAPS AD III (24h) – (34) 3322-3007