Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um vídeo que circula nas redes sociais registrou a destruição de 71 dragas usadas em garimpo ilegal na orla de Humaitá, no interior do Amazonas. A operação ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) e faz parte das ações de combate à mineração ilegal na região do Rio Madeira.
Nas imagens, é possível ver as dragas alinhadas às margens do rio quando agentes da Polícia Federal detonam artefatos explosivos para inutilizar as embarcações. Antes da ação, a orla foi isolada por equipes da Força Nacional de Segurança Pública, que atuaram para reforçar a segurança da operação.
A ação foi coordenada pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional, de servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A ordem para a destruição foi expedida pela Justiça Federal do Amazonas.
Segundo a Polícia Federal, a iniciativa integra as operações em curso desde 2023 para combater o garimpo ilegal e proteger a região amazônica. Neste ano, o trabalho ocorre de forma integrada entre diferentes órgãos, sob coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e do Poder Judiciário.