Getting your Trinity Audio player ready...
|
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou o cantor Junior Lima nas redes sociais após o artista se manifestar contra o projeto de anistia durante apresentação no festival The Town, em São Paulo. Em publicação no domingo (14.set.2025), o parlamentar escreveu: “Gritar sem anistia é fácil… difícil é saber quem você é sem a Sandy”, em referência à carreira solo do músico depois do fim da dupla com a irmã, Sandy.
No sábado (13.set.2025), Junior protestou contra a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados, que inclui perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado em 2022. Durante show no Palco Factory, ele gritou ao público: “Anistia é o caralho, porra”. O momento viralizou nas redes sociais.
Pressão política pela anistia
Após a condenação de Bolsonaro, a oposição intensificou articulações para aprovar o projeto de anistia. Líderes partidários devem se reunir na terça-feira (16.set.) para definir estratégias. Parlamentares já indicaram que podem obstruir os trabalhos se o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não levar o tema à votação.
A minuta apresentada pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), amplia o alcance do perdão além dos envolvidos nos atos extremistas do 8 de Janeiro. O texto, no entanto, tem poucas chances de ser aprovado como está. O relator ainda será definido, provavelmente entre partidos do Centrão.
Mesmo se avançar no Congresso, o projeto pode enfrentar questionamentos jurídicos. O STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu que crimes contra o Estado democrático de Direito não são passíveis de anistia, o que pode tornar a proposta inconstitucional.