Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santos se transformou em um gesto de carinho e empatia. No último sábado (6), uma idosa de 99 anos, que sofreu um acidente doméstico em uma casa de repouso, precisou ser levada ao hospital, mas revelou que tinha medo de ambulâncias. Para acalmá-la, os profissionais colocaram músicas animadas no veículo e cantaram junto com ela.
O técnico de enfermagem Rogério Teixeira, há 11 anos no Samu, contou que já havia utilizado músicas para confortar pacientes, mas que a reação da idosa foi especial. Questionada sobre qual cantor gostaria de ouvir, ela respondeu que não lembrava mais, pois fazia muito tempo que não escutava música. Ao som de canções populares, como “Fogo e Paixão”, de Wando, a paciente se animou e começou a cantar com a equipe.
“Ela estava triste e com medo, então sugeri ouvir música para relaxar. Colocamos algumas canções e logo ela começou a cantar. Quando chegamos ao hospital, o semblante já era outro, estava muito alegre”, relatou Rogério.
Segundo o técnico, a idosa apresentava apenas um corte no supercílio, sem gravidade, mas a interação durante o trajeto ajudou a aliviar sua tensão. O atendimento, além de beneficiar a paciente, também marcou positivamente a equipe. “Foi bastante legal, um ato simples, mas que fez bem para todos nós”, destacou.