Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Mongaguá promove neste sábado (13) o segundo mutirão de castração gratuita de cães e gatos de 2025. A ação acontece na EMEF Givaldo Alves Gomes, no bairro Jussara, com início dos atendimentos a partir das 7h, por ordem de chegada dos tutores.
Serão contemplados 470 animais previamente cadastrados junto à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). A campanha é realizada em parceria com o Projeto Pet e o Instituto Caramelo, da Capital, com apoio das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, e de Saúde. O mutirão é financiado com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Olim.
A ação dá continuidade à primeira edição realizada em julho, e visa promover o controle populacional de cães e gatos, além de contribuir com o bem-estar animal. “Nosso município tem um contingente importante de animais e muitas famílias não têm condição financeira de arcar com os custos de um procedimento cirúrgico”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria.
A castração previne crias indesejadas, abandono, e doenças como câncer de próstata, tumores mamários e infecções uterinas. No dia do procedimento, os animais devem estar em jejum de oito horas. Gatos precisam ser levados em caixas de transporte, e cães devem estar com coleira e focinheira. O tutor deve apresentar documento de identidade com foto.
Profissionais estarão disponíveis para tirar dúvidas antes e depois da cirurgia, garantindo a recuperação adequada dos pets.
A EMEF Givaldo Alves Gomes está localizada na Avenida Arpoador, 425. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3507-5479.