Publicidade
Uma cobra-do-milho (Pantherophis guttatus), espécie originária dos Estados Unidos e considerada invasora no Brasil, foi encontrada...
Créditos: Instituto Ambiecco
Getting your Trinity Audio player ready...

Uma cobra-do-milho (Pantherophis guttatus), espécie originária dos Estados Unidos e considerada invasora no Brasil, foi encontrada por um motorista no compartimento do motor de seu carro, no bairro Sítio do Campo, em Praia Grande, no litoral paulista. O caso aconteceu no último domingo (7).

O homem acionou a Guarda Civil Municipal (GCM), que realizou o resgate. O animal, apesar de ativo e responsivo, apresentava lesões antigas na cauda e cabeça, além de estar abaixo do peso. A serpente foi encaminhada ao Instituto Ambiecco, em Peruíbe, especializado em proteção da fauna e conservação de biomas brasileiros, onde recebeu atendimento veterinário.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a cobra-do-milho tem a importação proibida desde 1998 e não pode ser solta em território nacional sob nenhuma hipótese, por ser uma espécie exótica.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Semil) alerta que animais como esse, ao serem introduzidos em ecossistemas locais, podem competir com espécies nativas por recursos, predar fauna silvestre, alterar habitats e até disseminar doenças. A ausência de predadores naturais facilita sua adaptação e dispersão em áreas silvestres, representando risco à biodiversidade.

Cobra-do-Milho

A Pantherophis guttatus (cobra-do-milho) é uma serpente não peçonhenta, de porte médio (1,2 a 1,8 m), com grande variedade de cores e padrões, dócil e bastante popular como pet. Originária do sudeste dos EUA, alimenta-se principalmente de roedores, ajudando no controle dessas populações.

Embora não ofereça risco direto aos humanos, o perigo está na fauna brasileira: se for solta na natureza, pode se tornar uma espécie invasora, competindo com serpentes nativas e predando pequenos animais, o que ameaça o equilíbrio ecológico.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu