Getting your Trinity Audio player ready...
|
Organização criminosa queimava cabos para extrair cobre, causando crimes ambientais.
A Polícia Civil recuperou mais de uma tonelada de fios de cobre furtados nesta quarta-feira (3) em Juiz de Fora. Um homem de 29 anos, dono de um ferro-velho, foi preso em flagrante por receptação e suspeito de liderar o esquema criminoso. A ação integra uma investigação que já dura seis meses, motivada pelo aumento de furtos de cabos de energia e internet na cidade.
Além do material, três veículos foram apreendidos e um imóvel no Distrito de Torreões foi sequestrado. De acordo com a polícia, o espaço rural era usado para receber os fios furtados, que eram queimados para extração do cobre antes de serem revendidos no mercado formal.
Segundo o delegado Márcio Rocha, o grupo atuava de forma organizada, com divisão de funções entre furtadores e receptadores. “É muito importante não só prender os membros, mas também atingir o lucro deles”, destacou.
Crimes ambientais
As queimadas ilegais aconteciam às margens do Rio do Peixe, em Juiz de Fora, liberando poluentes e contaminando a água. O delegado Marcos Vignolo afirmou que o descarte irregular de resíduos poderia causar mortalidade de peixes, riscos à população ribeirinha e emissão de gases tóxicos.
O material apreendido será devolvido às empresas e vítimas. Já o cobre já queimado, sem possibilidade de rastreamento, ficará sob custódia da Justiça, que decidirá se será destruído ou doado. As investigações continuam para identificar e prender outros envolvidos no esquema.