Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um homem de 47 anos, apontado como integrante e líder de uma facção criminosa no Nordeste, foi preso na manhã desta terça-feira (3) em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ele usava uma identidade falsa para despistar a polícia e foi localizado no bairro Jardim Bopiranga durante a Operação Sintonia Fina, conduzida pela Polícia Federal de Pernambuco em parceria com a Polícia Militar de São Paulo.
Segundo as investigações, o suspeito era responsável por coordenar ações da facção na região nordestina, incluindo tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, homicídios e lavagem de dinheiro. A operação envolveu o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e um de prisão em endereços ligados ao investigado.
A prisão foi realizada por policiais do 29º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), da Polícia Federal, e do serviço de inteligência da PM paulista.
Além do líder da facção, outro homem, de 33 anos, também foi preso em Itanhaém na mesma manhã. Ele era procurado pela Justiça de Alagoas por envolvimento com o tráfico de drogas e foi capturado no bairro Gaivota, onde fazia entregas de entorpecentes em domicílios. Ambos foram levados ao 1º Distrito Policial da cidade e permanecem à disposição da Justiça.
A Operação Sintonia Fina é fruto de investigações iniciadas em 2024, com base em dados das Operações Manguezais (2022) e La Catedral (2024). A ação desarticulou uma estrutura criminosa que operava em Pernambuco e em outros estados, incluindo São Paulo e Mato Grosso do Sul. No total, foram cumpridos 21 mandados de prisão preventiva, 31 de busca e apreensão, além do bloqueio de valores e sequestro de bens.
As medidas foram determinadas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Jaboatão dos Guararapes (PE) e abrangeram cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru, Campo Grande (MS) e Itanhaém (SP).