Publicidade
Secretários e gestores de Saúde das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram, nesta quinta-feira (28)...
Créditos: Larissa Fábia
Getting your Trinity Audio player ready...

Secretários e gestores de Saúde das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram, nesta quinta-feira (28), da reunião do Comitê Intergestores Regional, realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Mongaguá. O encontro encerrou o ciclo de reuniões preparatórias da Diretoria Regional de Saúde IV (DRS-IV) referente ao mês de agosto.

Durante a reunião, foram discutidas e votadas pautas relacionadas a políticas públicas de saúde com impacto regional. Entre as ações deliberadas estão: o Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência (RUE); renovação da frota do SAMU com recursos do Novo PAC 2025; estratégias para desinstitucionalização de egressos de hospitais psiquiátricos; e o Plano de Atenção à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei.

Outros pontos debatidos incluíram o monitoramento do PERF 2025, a realização da 3ª Oficina de Regionalização – PAR sobre doenças vasculares em pacientes diabéticos, e a ausência de referência regional para ortopedia pediátrica. Também foi abordada a atualização da pactuação com a Santa Casa de Santos e discutida uma emenda especial do programa TransfereGOV.

Representando Mongaguá, o secretário de Governo Paulinho Wiazowski deu as boas-vindas aos participantes e destacou o recente encontro com o secretário estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva. Na reunião, os municípios do Litoral Sul solicitaram apoio para o período da temporada de verão. “Pedimos uma ‘operação verão da saúde’, nos mesmos moldes do que já acontece com a segurança, para atender à oscilação populacional que vivenciamos nessa época do ano”, afirmou.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu