Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cubatão foi sede de uma programação especial nos dias 25 e 26 de agosto, reunindo mais de 40 pesquisadores internacionais participantes da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cultura Oceânica (SPSAS – Ocean Literacy). O projeto, financiado pela Fapesp e organizado pelo Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar-Unifesp), promoveu uma imersão na história, nos ecossistemas e nos projetos de recuperação e transformação urbana da cidade.
Os visitantes acompanharam o Fórum Aliança Sustentável, que reuniu autoridades, setor produtivo e especialistas em sustentabilidade, onde foi firmado um termo de parceria entre Cubatão e a Unifesp. A agenda também incluiu encontros com o prefeito César Nascimento, visitas ao Parque Caminhos do Mar, Píer do Casqueiro, Largo do Sapo, centro da cidade e à unidade industrial da Yara, além de atividades em manguezais, marcados pela presença do guará-vermelho, símbolo ecológico da região.
O prefeito destacou que a cidade vive um novo momento, com avanços em infraestrutura e sustentabilidade:
“Receber pesquisadores de diferentes países é uma oportunidade de mostrar que Cubatão é hoje referência em recuperação ambiental, inovação e qualidade de vida. Essa troca de experiências fortalece nossa imagem internacional e abre espaço para soluções conjuntas aos desafios ambientais e sociais”, afirmou.
O secretário de Indústria, Porto e Empreendedorismo, Fabrício Lopes, também acompanhou parte da programação e ressaltou o papel estratégico do município:
“Cubatão, situada entre a Serra do Mar e o litoral paulista, é reconhecida mundialmente por seu processo de recuperação ambiental. Hoje, se apresenta como exemplo de equilíbrio entre desenvolvimento industrial, qualidade de vida e preservação da natureza.”