Cubatão participou da 2ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), realizada em Brasília até esta sexta-feira (29). O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir “O impacto da gestão de resíduos sólidos e do saneamento frente às mudanças climáticas”, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da ONU.
A delegação cubatense é composta pela vice-prefeita Andrea Castro e os secretários Cleiton Jordão (Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal) e Cláudio Barazal (Comunicação Social). Para Andrea, o encontro é uma oportunidade de mostrar os avanços da cidade em saneamento e urbanização. “É extremamente importante ouvir outras experiências e, principalmente, mostrar Cubatão como exemplo de políticas públicas vinculadas aos ODS. Saímos daqui com a boa notícia de que a cidade estará na COP-30, em Belém, como exemplo de boas práticas”, afirmou.
Na programação, Andrea participou de painéis sobre saneamento como acelerador dos ODS, enquanto Cleiton Jordão abordou o tema “Inclusão Social – Cooperativas de Catadores”. Ele destacou que Cubatão já adota há anos medidas relacionadas a resíduos e saneamento, especialmente nos projetos habitacionais, sendo referência em políticas ambientais.
Além da conferência, Cubatão também teve destaque recente no “1º Simpósio Tree Cities of the World”, em João Pessoa (PB), que reuniu as 34 cidades brasileiras reconhecidas pela ONU como “Cidades Verdes do Mundo”. A cidade foi escolhida para sediar a próxima edição do simpósio em 2026. “Deixamos para trás a imagem do ‘vale da morte’, nos anos 80, e hoje somos reconhecidos como ‘Vale da Vida’”, ressaltou Andrea Castro.