Getting your Trinity Audio player ready...
|
De refugiado da guerra entre Rússia e Ucrânia a contratado por um clube que disputará a Liga dos Campeões da Europa. Esse é o percurso do atacante juiz-forano Guilherme Smith, de 22 anos, anunciado no dia 12 de agosto pelo Union St. Gilloise, da Bélgica. O jogador vive a expectativa de disputar a principal competição de clubes do mundo pela primeira vez.
A carreira de Guilherme na Europa começou no Zorya, da Ucrânia, mas foi interrompida pela guerra em 2022. Após seis dias em um bunker, conseguiu voltar ao Brasil. Meses depois, retornou ao continente europeu, passando pelo Braga, de Portugal, e pelo Kalju, da Estônia, onde se destacou com 42 jogos, 15 gols e 12 assistências.
Segundo o atacante, a adaptação ao frio, ao idioma e ao estilo de jogo europeu exigiu resiliência. “Meu mental foi muito forte para estar bem para encarar o próximo desafio. Fiz uma grande temporada na Estônia, não perfeita, mas incrível”, afirmou.
O desempenho despertou interesse de clubes, e Guilherme optou pelo projeto apresentado pelo Union St. Gilloise. “Eles me deixaram bastante tranquilo e confortável para chegar, me adaptar e fazer o que sei dentro de campo”, contou. O atacante chega com metas claras: conquistar títulos, marcar gols e contribuir com assistências.
O Union conquistou o Campeonato Belga em 2025, após 90 anos, e se credenciou para a Liga dos Campeões. No sorteio da fase de liga, o time enfrentará adversários como Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Inter de Milão, Olympique de Marselha e Newcastle. Para Guilherme, a experiência é especial: “A Champions sempre foi um sonho desde pequeno. Estar onde estou, realizando isso, é uma sensação inexplicável”.
Mesmo diante de adversários de peso, o atacante acredita que a equipe pode surpreender. “Estamos preparados taticamente e mentalmente para chegar nos jogos e vencer, fazendo grandes partidas”, disse.