Uma mulher de 37 anos foi presa na última terça-feira (26), em Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, suspeita de integrar uma quadrilha especializada em aplicar o golpe do falso aluguel em diversas regiões do país, incluindo a Baixada Santista. A prisão de Daniela de Aguiar Nossa ocorreu após uma investigação conjunta entre o 2º Distrito Policial de Santos (SP) e a 12ª DP de Copacabana (RJ).
De acordo com a Polícia Civil, Daniela divulgava anúncios falsos de imóveis para temporada em plataformas digitais e redes sociais. Os imóveis eram descritos como bem localizados, próximos à praia, equipados e com preços abaixo do mercado, especialmente em bairros turísticos como Copacabana e em Santos (SP). A maior parte das vítimas era composta por turistas que realizavam pagamentos antecipados via Pix ou transferência bancária.
Um dos casos ocorreu em maio, quando uma vítima foi atraída por um anúncio de um apartamento em Santos por R$ 2.800. Após negociação com a suposta locadora — que usava o nome falso Kim Cardoso — o valor foi reduzido para R$ 1.500 e pago via transferência. Dias depois, ao retornar ao prédio para pegar as chaves, o homem foi informado pelo porteiro que se tratava de um golpe.
As investigações revelaram que a quadrilha atuava em diversos estados além de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Natal e Manaus, onde foram identificadas contas bancárias utilizadas para receber os valores dos golpes. Na residência de Daniela, a polícia apreendeu celulares, computadores e documentos que podem ajudar a identificar outros integrantes do esquema.
A Polícia Civil informou que o grupo vinha sendo monitorado há cerca de três meses, após o registro de pelo menos três ocorrências semelhantes em Santos e Copacabana. As investigações seguem em andamento.