Durante sua participação no US Open 2025, o tenista norueguês Casper Ruud, número 12 do ranking de simples da ATP, chamou atenção não apenas pela vitória na estreia, mas também por um desabafo inusitado. Após derrotar o austríaco Sebastian Ofner por 3 sets a 0, na última segunda-feira (25/8), o atleta criticou com veemência o cheiro constante de maconha no complexo do torneio, em Nova York.
“Para mim, é a pior coisa sobre Nova York”, afirmou Ruud em entrevista à mídia norueguesa, conforme repercutido pelo jornal New York Post. “O cheiro está em todo lugar, até aqui nas quadras. Temos que aceitar, mas não é o meu cheiro favorito”.
O norueguês ainda detalhou a situação enfrentada pelos atletas durante os jogos. “É bastante irritante estar jogando ali, cansado, e a apenas alguns metros de distância alguém estar fumando maconha”, declarou. “Não podemos fazer nada sobre isso caso a lei não seja revertida, mas eu tenho dúvidas fortes que isso acontecerá”.
A reclamação ocorre em meio à legalização do uso recreativo da maconha no estado de Nova York desde 2021, o que tem gerado situações semelhantes em edições anteriores do torneio, realizado em uma área pública no bairro do Queens.
Com a vitória na primeira rodada (parciais de 6/1, 6/2 e 7/6 (7-5)), Ruud segue vivo na competição e volta às quadras nesta quarta-feira (26), quando enfrentará o belga Raphael Collignon pela segunda fase do torneio de simples.