O deputado estadual paulista Eduardo Suplicy (PT), de 84 anos, foi internado na segunda-feira (25) após passar mal em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O político participava do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica, que acontece entre os dias 25 e 29 de agosto em Maricá e Niterói.
Inicialmente levado ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Suplicy foi transferido no dia seguinte para o Hospital Niterói D’Or, onde médicos identificaram um quadro de arritmia cardíaca. Segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (27), o parlamentar está lúcido, orientado, estável e se alimenta normalmente.
Em vídeo enviado ao congresso, diretamente do leito hospitalar, Suplicy afirmou que precisará passar por um procedimento para colocação de marca-passo. “Com o coração apertado, me dirijo a vocês, pois infelizmente não poderei participar presencialmente. Preciso fazer um marca-passo para que as coisas caminhem melhor”, declarou.
Na terça-feira (26), o deputado já participou virtualmente de uma das sessões do evento e, nesta quarta, fez nova intervenção, desta vez sentado e fora da cama.
Histórico de saúde
Nos últimos anos, Suplicy enfrentou outros problemas de saúde. Em 2023, revelou ter sido diagnosticado com a doença de Parkinson e informou que faz tratamento com derivados da cannabis sativa. No mesmo ano, também foi tratado por um linfoma não Hodgkin, detectado em julho e considerado em remissão em novembro.
Apesar das dificuldades, o deputado segue ativo em sua militância política e mantém presença em debates nacionais, especialmente no tema da renda básica, bandeira histórica de sua carreira.