Na manhã desta segunda-feira (25), integrantes da esquadra de treinamento da Marinha japonesa, acompanhados por representantes da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Instituto Mar Azul (IMA) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), participaram de um mutirão de limpeza na faixa de areia das praias de Santos.
A ação teve início no Novo Quebra-Mar, no bairro José Menino, e seguiu até a Ponta da Praia. Durante o percurso, os visitantes puderam conhecer de perto os projetos ambientais da Cidade, interagindo com técnicos e voluntários do IMA. A iniciativa também reforçou o valor da cooperação internacional em defesa da sustentabilidade e da proteção ambiental.
Segundo Hailton Santos, diretor-presidente do Instituto Mar Azul, ações como essa são realizadas mensalmente. “Estamos hoje coordenando essa limpeza de praia com os marinheiros japoneses, dentro das celebrações do Tratado de Amizade Brasil-Japão. Unimos meio ambiente e amizade, mostrando que a educação ambiental é essencial”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente de Santos, Glaucus Farinello, destacou o papel da conscientização. “Toda atividade visando o cuidado ambiental é fundamental. Seja uma ação global ou um pequeno ato, tudo contribui para reaproximar o cidadão da natureza”, comentou.
A presença da frota japonesa em Santos integra a programação oficial pelos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Além do mutirão, a visita inclui eventos como a abertura do navio Kashima para visitação pública e um amistoso de futebol entre os marinheiros e o time da Portuguesa Santista. A visita também valoriza a forte presença da comunidade nipo-brasileira em Santos, uma das maiores do País.