Uma operação realizada nesta quarta-feira (20) em Americana (SP) resultou na apreensão de 183 armas de fogo, incluindo 20 fuzis, armazenadas em um compartimento oculto dentro de uma loja no bairro Santa Sofia. A ação foi conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público em conjunto com a Polícia Militar de Piracicaba.
A loja já havia sido alvo de uma operação anterior, em maio, quando mais de 570 armas foram localizadas durante uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Nesta nova etapa, as forças de segurança encontraram um bunker escondido, ativado por um sofisticado sistema eletrônico camuflado sob uma mesa. O compartimento secreto, identificado graças à experiência de um policial, era destravado por meio de uma chave digital usada exclusivamente por funcionários do local.
No total, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três cidades: dois em Americana, um em Paulínia e um em Atibaia. Ninguém foi preso durante esta fase da operação.
As investigações apontam que o arsenal seria destinado ao Comando Vermelho, uma das principais facções criminosas do país, com forte atuação no Rio de Janeiro. Há indícios de que grande parte das armas apreendidas não possuíam registro legal.
O proprietário da loja, de 68 anos, havia sido preso em maio por suspeita de envolvimento no fornecimento de armamento. A suspeita atual é de que seu filho tenha assumido a continuidade das atividades ilegais. A apuração segue em andamento pelas autoridades.