Guarujá será o centro da Patinação Artística sul-americana neste sábado (23), com a realização de um torneio internacional que reunirá mais de 260 atletas do Brasil e do Chile. A competição acontecerá das 7h às 22h no Sest Senat, na Vila Zilda, com entrada gratuita e apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel). O evento contará com apresentações nas categorias Livre, Solo, Solo Show, Grupos de Show, Circuito, Duplas, Quartetos e Free Dance.
Destaque para a participação de 17 atletas da Escola Patine, campeãs mundiais, que representarão Guarujá em diversas provas. Ao todo, 14 clubes estarão presentes, reforçando o intercâmbio cultural e técnico entre os competidores.
Mais que uma disputa esportiva, o torneio promete ser um espetáculo para toda a família. A programação inclui feira de artesanato e atrações culturais, como a bateria mirim da Escola de Samba Amazonense. “Esperamos grande participação da comunidade, pois será um espaço cultural para todos, além das emocionantes apresentações”, disse a diretora e técnica da Escola Patine, Catia Cilene Silva.
Segundo o secretário José Roberto Galvão, o apoio a eventos como este é estratégico. “Cada adversário que chega traz histórias, técnicas e amizades. Fortalecem o esporte, o turismo e a economia da Cidade”, afirmou.
A programação começa cedo, com apresentações às 7h e primeira premiação ao meio-dia. A abertura oficial ocorre às 19h, com desfile das delegações e falas das autoridades. As provas seguem até as 22h, quando ocorre a última cerimônia de premiação.
Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas. Os três primeiros ainda garantem vaga para a próxima fase do Sul-Americano, marcada para outubro, em Buenos Aires, na Argentina.