Novo protocolo já está em funcionamento em duas unidades de saúde de Uberaba
O novo protocolo de rastreamento do câncer do colo de útero já está sendo feito em Uberaba nas duas Unidades de Saúde da Família dos bairros Beija-Flor e Volta Grande. Lançado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, o teste de biologia molecular DNA-HPV, é uma tecnologia que detecta 14 genótipos do papilomavirus.
A faixa etária para o exame de rastreamento, na ausência de sintomas ou suspeita de infecção, permanece entre 25 e 60 anos. Além de conferir maior sensibilidade diagnóstica, o teste reduz a necessidade de exames e intervenções desnecessárias, com intervalos de rastreamento para até cinco anos, aumentando a eficiência e reduzindo custos.
Um estudo feito por empresa farmacêutica sobre o câncer de colo de útero indica que quanto mais tardio é o diagnóstico da doença, maiores são os custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além de impactar a sobrevida dos pacientes, descobrir o câncer em estágios avançados demanda mais internações e procedimentos médicos.
O Instituto Nacional de Câncer estima que o Brasil registra cerca de 17 mil novos casos de câncer do colo de útero por ano. Segundo o estudo, a maioria dos diagnósticos deste tipo de câncer abrange mulheres não brancas, com baixa escolaridade, que dependem do sistema público de saúde (SUS).
A prevenção deve ser feita por meio da vacinação contra o vírus; exames de rotina, para o rastreio da infecção e de suas lesões; e tratamento das lesões pré-cancerígenas.