A Prefeitura de Santos entregou nesta segunda-feira (18), na Sala Princesa Isabel do Paço Municipal, o primeiro Plano Municipal de Esportes (2026–2035), que estabelece ações estruturadas e sustentáveis para ampliar o acesso à prática esportiva e apoiar a formação de atletas de alto rendimento. O documento foi entregue pelo prefeito Rogério Santos ao presidente da Câmara, Adilson Júnior, e será analisado pelo Legislativo.
Com participação da multicampeã Beth Gomes, o lançamento marca um passo importante para a democratização do esporte na cidade. “Santos não tem dúvida: é uma das cidades mais esportivas do Brasil. Esse plano foi feito por toda a sociedade santista, com orgulho da nossa formação, das nossas parcerias e com o olhar voltado para o futuro do esporte na Cidade”, afirmou o prefeito.
A cerimônia também contou com homenagens ao secretário municipal de Esportes, Rogério Sampaio, pelos 33 anos da medalha de ouro olímpica conquistada em Barcelona, em 1992. Além disso, Santos recebeu troféus e certificados da Federação Paulista de Atletismo pelo desempenho em corridas de rua na região.
O plano foi elaborado a partir de reuniões promovidas pela Secretaria de Esportes (Semes) e aprovado pelo Conselho Municipal do Esporte (Comesp). Ele é composto por dez diretrizes: Práticas Corporais, Desporto de Participação, Desporto Educacional, Desporto de Formação, Desporto de Rendimento, Desporto Adaptado, Infraestrutura, Recursos Humanos, Financiamento e Memórias Esportivas.
Segundo Sampaio, a inclusão é um dos pilares do plano. “Não estamos falando apenas de esporte paralímpico, mas da inclusão de pessoas com autismo ou síndrome de Down, por exemplo, com diretrizes específicas para todos”, destacou.
O projeto também foi elogiado por Humberto Panzete, conselheiro nacional de Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que destacou a maturidade da proposta em comparação a iniciativas de outras cidades.