A Prefeitura de Cubatão deu início nesta segunda-feira (18) ao Mutirão da Saúde, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que busca zerar a demanda reprimida por exames de imagem no município. A ação, que segue até 18 de novembro, também oferece consultas ginecológicas e testes para diagnóstico de infecções por Papilomavírus Humano (HPV).
Os atendimentos estão sendo realizados em duas carretas estacionadas no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega (Romerão), na Vila Couto. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para participar, é necessário apresentar encaminhamento médico da rede básica e documento oficial com foto.
Segundo o secretário de Saúde, Márcio Oliveira, a primeira semana será voltada para livre demanda, e a partir do dia 25 de agosto, os atendimentos ocorrerão mediante agendamento feito pela Regulação de vagas da SMS. As mulheres que procurarem o mutirão para o exame de HPV passam por triagem e já realizam o procedimento no local ou agendam para outra data.
No primeiro dia, foram contabilizados 212 exames, sendo 140 ultrassonografias, 36 de HPV e 36 consultas ginecológicas. A previsão é de, em média, 150 exames por dia, somando 2.500 testes laboratoriais para HPV, 1.055 ecocardiogramas e 7.131 ultrassonografias em diferentes áreas.
O morador José Justino, de 69 anos, foi um dos primeiros atendidos. “Sei que pode ter gente com mais tempo que eu, mas não podia deixar passar essa chance. Muito interessante essa possibilidade, pois vai atender milhares de munícipes”, afirmou.
O objetivo do mutirão é promover diagnóstico precoce e reduzir riscos de doenças cardiovasculares, renais, hepáticas, além de detectar anomalias fetais e infecções por HPV, associadas ao câncer de colo do útero.