Trump indica avanço em acordo de segurança para a Ucrânia após reunião na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que um acordo sobre garantias de segurança para a

Compartilhe

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que um acordo sobre garantias de segurança para a Ucrânia pode ser definido ainda hoje. A declaração foi feita durante encontro na Casa Branca com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus.

Segundo Trump, as negociações estariam próximas de uma resolução abrangente. Ele afirmou acreditar que a solução pode incluir garantias de segurança para Kiev e reforçou a possibilidade de avanços concretos: “Creio que hoje chegaremos a uma resolução sobre quase tudo, incluindo provavelmente a segurança”.

O líder norte-americano também disse confiar em um entendimento direto entre Zelensky e o presidente russo, Vladimir Putin. De acordo com ele, apenas a Ucrânia, em diálogo com Moscou, pode definir os rumos do processo. Para Trump, o cenário atual abre caminho para que “coisas muito boas” sejam alcançadas.

Especialistas avaliam que as garantias em discussão podem representar um mecanismo de proteção militar semelhante ao previsto no Artigo 5 da Otan, que prevê defesa coletiva entre os países membros. A diferença seria a exclusão formal da Ucrânia da aliança, uma medida que atenderia às pressões da Rússia, contrária à expansão da organização para o leste europeu.

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, já havia adiantado que tais garantias poderiam funcionar como um compromisso de defesa próximo ao adotado pela Otan, sem que o país ingressasse oficialmente no bloco.

A expectativa é de que o encontro em Washington resulte em um esboço mais claro das medidas, consideradas centrais para avançar em direção a um possível acordo de paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *