Cubatão dá início ao ‘Agosto Lilás’ com ações de conscientização e apoio às mulheres

A Prefeitura de Cubatão iniciou, nesta segunda-feira (11), a programação do “Agosto Lilás”, campanha nacional de combate a todos

Compartilhe

A Prefeitura de Cubatão iniciou, nesta segunda-feira (11), a programação do “Agosto Lilás”, campanha nacional de combate a todos os tipos de violência contra a mulher. A primeira ação foi marcada pela entrega de cartilhas e fixação de cartazes informativos em espaços públicos, conduzida pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos.

Os materiais apresentam orientações sobre canais de denúncia e serviços da rede municipal de apoio às vítimas. A mobilização ocorreu no Centro Social Urbano (CSU) e em unidades de saúde da Área 5, Jardim 31 de Março, Vila Nova, Vila Natal, Caic, Morro do Índio, Cota 200 e Fabril. As atividades continuam nos dias 14, 18 e 21 de agosto, em diferentes bairros.

Segundo a secretária da Mulher e Direitos Humanos, Jaque Barbosa, a ação é fundamental para ampliar o acesso à informação e fortalecer a rede de proteção. “É essencial que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas. A conscientização e a divulgação dos canais de denúncia fortalecem a rede de proteção e ajudam a salvar vidas”, afirmou.

A campanha “Agosto Lilás” foi criada pelo Governo Federal e faz referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), marco no enfrentamento à violência doméstica no país. Em Cubatão, a programação inclui fixação de cartazes, pedágio educativo na Av. Nove de Abril, panfletagens em feiras livres e serviços de orientação e saúde.

Além das ações de conscientização, o município disponibiliza uma rede de apoio que inclui o CREAS, o projeto Guardiã Maria da Penha, atendimento jurídico gratuito pela OAB e a Sala Lilás no 1º Distrito Policial, garantindo acolhimento especializado e sigiloso às vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *