“Vampetaço” domina redes sociais de Trump após anúncio de tarifa sobre produtos brasileiros

Compartilhe

Montagens com ex-jogador viralizam como forma de protesto contra medidas que afetam o Brasil

Créditos: reprodução

Uma onda de protestos virtuais tomou conta das redes sociais do presidente dos Estados Unidos e de seus apoiadores, após o anúncio da nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O movimento, conhecido como “vampetaço”, consiste na publicação em massa de imagens do ex-jogador de futebol Vampeta nu, originalmente divulgadas pela revista “G Magazine” em 1999, com edições cobrindo a genitália com mensagens de protesto.

As montagens viralizaram principalmente em publicações do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), onde foram reforçadas ameaças sobre as novas tarifas. A ação ganhou força entre brasileiros nas redes, em resposta à medida anunciada por Donald Trump, que pode impactar setores estratégicos da economia nacional.

Outros perfis também se tornaram alvo do “vampetaço”, como o do ator Rob Schneider, conhecido por comédias hollywoodianas e que manifestou apoio às sanções. A estratégia de inundar comentários com o conteúdo inusitado tem sido usada por internautas como forma de sátira e crítica política.

O “vampetaço” já havia sido utilizado em outras situações, como discussões envolvendo torcidas de futebol, reality shows e figuras públicas internacionais, como Elon Musk, em 2024, após o empresário criticar instituições brasileiras.

Confira os exemplos:

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *