Apresentadora foge de estúdio durante transmissão; bombardeios deixaram mortos e feridos em Damasco

Créditos: reprodução
Um ataque aéreo israelense atingiu nesta quarta-feira (16) o prédio do Ministério da Defesa da Síria, em Damasco, enquanto o local era mostrado ao vivo pela emissora Syria TV. A explosão interrompeu uma transmissão jornalística e obrigou a apresentadora a abandonar o estúdio às pressas.
O bombardeio, registrado por câmeras da emissora estatal, expôs a escalada da ofensiva militar de Israel contra alvos estratégicos do regime sírio. Segundo o governo israelense, a ação faz parte de uma operação de proteção à minoria drusa, presente em ambos os países.
A explosão aconteceu próxima ao palácio presidencial da Síria e destruiu parte da estrutura do prédio do Ministério da Defesa. Veículos locais informaram que uma densa nuvem de fumaça tomou conta da região. A agência estatal síria confirmou a morte de uma pessoa e o ferimento de pelo menos 18 civis. Em outras localidades, como a cidade de Sweida, também foram registrados ataques simultâneos.
Confira o vídeo:
O Ministério da Defesa da Síria orientou a população a evitar sair de casa e alertou sobre novos riscos na capital. Já a TV estatal Elekhbariya relatou que dois civis ficaram feridos em um dos bombardeios.
As Forças Armadas de Israel declararam que o alvo foi o portão de entrada do quartel-general militar do regime sírio. O ataque é parte de uma série de confrontos consecutivos, marcando o terceiro dia seguido de tensão entre os dois países, que também incluiu ofensivas com drones.
O ministro da Defesa de Israel compartilhou nas redes sociais imagens da explosão transmitida ao vivo e afirmou que os “golpes dolorosos começaram”, reiterando o comprometimento do governo em conter ações do regime sírio contra a população drusa.
Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.