Ex-time de Pelé está de volta ao futebol em busca de nova era

Compartilhe

Cosmos tenta resgatar o legado histórico de Pelé e de outras lendas do futebol

Créditos: Reprodução

O lendário Cosmos, clube onde Pelé encerrou sua carreira, está de volta ao futebol profissional. A equipe jogará a USL League One, terceira divisão dos EUA, a partir de 2026. A nova fase será marcada por mudanças no nome e sede: agora apenas “Cosmos”, com base em Paterson, Nova Jersey.

O retorno é liderado por um grupo de investidores que adquiriu os direitos do clube e parte da participação de Rocco Commisso, dono da Fiorentina. O objetivo é consolidar o projeto com mais estrutura, menos dependência de nomes midiáticos e maior foco esportivo.

A equipe brilhou nos anos 1970 e 1980, levando lendas como Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto Torres aos gramados norte-americanos. Foram cinco títulos da NASL antes do encerramento da competição, e um papel fundamental na popularização do futebol nos EUA.

Após fechar em 1985, o Cosmos foi reativado em 2010, mas a instabilidade da nova NASL freou o avanço do projeto. Mesmo com conquistas dentro de campo, como três títulos, o clube voltou à inatividade após 2017 e disputou apenas quatro partidas oficiais em 2020.

Agora, sob chancela da USL, o clube mira estabilidade e crescimento sustentável. A meta é resgatar o peso de sua história com um modelo de gestão moderno, reconectar-se com os torcedores e inspirar uma nova geração que talvez só conheça o Cosmos pelas glórias do passado.

Siga o perfil @noapito_isfm no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *