Brasil e Catar desejam sediar a próxima Copa do Mundo de Clubes

Compartilhe

País asiático promete torneio sustentável e se surge como concorrente em potencial

Créditos: Reprodução

O Catar formalizou seu interesse em sediar o Mundial de Clubes da Fifa em 2029, tornando-se um dos principais rivais do Brasil na disputa. O país asiático busca aproveitar a infraestrutura deixada pela Copa do Mundo de 2022, que teve a Argentina como campeã.

Segundo o jornal Ás, o presidente da CBF, Samir Xaud, já conversou com Gianni Infantino, da Fifa, sobre a candidatura brasileira. A proposta foi inicialmente tratada de forma privada, mas veio a público durante uma reunião de federações em Miami.

De acordo com a imprensa internacional, a Fifa estaria inclinada a considerar o Brasil como sede, visando aproveitar os investimentos que serão feitos para a Copa do Mundo Feminina, marcada para 2027. O país usaria essa estrutura para economizar em 2029.

O Catar, por sua vez, aposta na manutenção de seus estádios modernos e promete um torneio com emissão neutra de carbono. Seis dos nove estádios usados no Mundial de 2022 continuam em operação e seriam reutilizados para reduzir custos e deslocamentos.

Um dos obstáculos para a candidatura catariana é o calendário: o torneio precisaria ocorrer no inverno, como em 2022, para evitar o forte calor. Isso geraria conflitos com o calendário de ligas europeias, como a Premier League, que já demonstrou preocupação.

Além de Brasil e Catar, também manifestaram interesse em sediar o torneio Espanha, Marrocos e Portugal. A decisão deve ocorrer por meio de um processo formal, diferente do que aconteceu com os Estados Unidos em 2025. A escolha ainda será avaliada pela Fifa.

Siga o perfil @noapito_isfm no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *