|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Campanha iniciada em janeiro de 2021 foi a maior operação de vacinação da história do estado e ajudou a salvar milhares de vidas
A campanha de vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais completou cinco anos com a marca de mais de 53 milhões de doses aplicadas em todo o estado. Iniciada em 18 de janeiro de 2021, a ação se consolidou como a maior operação de vacinação já realizada em território mineiro e foi fundamental para reduzir casos graves, internações e mortes provocadas pela doença.
O marco relembra um dos períodos mais desafiadores da história recente. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde pública mundial após os primeiros registros da covid-19 na China. No início de 2021, quando as primeiras vacinas começaram a ser distribuídas no Brasil, Minas Gerais já acumulava mais de 539 mil casos confirmados e cerca de 13 mil óbitos.
Desde então, a ampla adesão da população e a logística montada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) permitiram avançar rapidamente na imunização. O esforço coletivo devolveu segurança à população e foi decisivo para o controle da pandemia no estado.
Atualmente, a vacina contra a covid-19 faz parte do calendário de vacinação de rotina em Minas Gerais. A imunização está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes, em qualquer período da gestação.
O SUS disponibiliza, no momento, três tipos de vacinas contra a covid-19: duas de RNA mensageiro, produzidas pela Pfizer e pela Moderna, e uma de proteína recombinante, fabricada pelo Serum Institute of India. Até agora, Minas Gerais já recebeu mais de 76 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
