|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
De 21 a 24 de janeiro, São Vicente receberá a 43ª edição da Encenação da Fundação da Vila, um dos maiores espetáculos a céu aberto do país, encenado diretamente na areia da praia da Orla do Gonzaguinha, na Praça Tom Jobim. O evento histórico-cultural transforma a cidade no epicentro da arte, memória e engajamento comunitário.
Reconhecida como patrimônio cultural, a Encenação une teatro, música e artes visuais para contar, de forma emocionante, a fundação da primeira cidade do Brasil. Com mais de 4 mil lugares, a estrutura deste ano será a maior já montada, refletindo o crescimento contínuo do evento e sua conexão com o Plano São Vicente dos 500 anos.
“Não há evento que se conecte mais aos 500 anos de São Vicente do que a própria Encenação”, destacou o prefeito Kayo Amado, reforçando a importância simbólica da atração para a identidade do município.
Além do espetáculo principal, a edição de 2026 contará novamente com a Feira São Vicente 360, que será realizada de 19 a 25 de janeiro. O espaço reúne gastronomia, artesanato, economia criativa e empreendedorismo, ampliando a experiência do público. A feira também oferecerá atividades formativas e reforçará a integração entre cultura e desenvolvimento econômico.
“A missão é fazer com que, quem vai assistir ao espetáculo também consuma na cidade”, afirmou o deputado estadual Caio França, destacando o impacto positivo da feira para a economia local.
A secretária de Turismo, Juliana Santana, apontou que o evento fortalece o sentimento de pertencimento entre moradores e visitantes. “Essa ligação com a história reflete positivamente no turismo”, disse.
Já o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues, ressaltou o envolvimento das comunidades e coletivos culturais, além de antecipar novidades para 2026: “Vamos tratar de forma incisiva a questão climática, além de avanços na área imersiva do espetáculo”.
Representando o Ministério do Empreendedorismo, Daniel Papa Garcia enalteceu a dimensão nacional da Encenação. “É um marco que resgata o pertencimento do vicentino com a história do Brasil”, afirmou.
As informações sobre ingressos, troca de alimentos e a programação completa serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de São Vicente ao longo do mês de janeiro.
