|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com a chegada da temporada de verão e o aumento da população flutuante, a Defesa Civil de Mongaguá intensificou as ações de conscientização e prevenção aos riscos meteorológicos típicos desta época do ano. O município se prepara para o aumento das chuvas intensas, frequentemente acompanhadas por rajadas de vento, que podem causar alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e o fenômeno “cabeça d’água” em áreas de risco, especialmente nas proximidades de rios e encostas.
Em resposta a esse cenário, o município reforçou o trabalho preventivo alinhado à Operação SP Sempre Alerta, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa ampliar a capacidade de monitoramento e resposta a desastres naturais.
Medidas preventivas e educativas
Para alertar a população sobre os riscos e as medidas de autoproteção, 21 faixas informativas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. As faixas abordam temas como:
-
Tempestades e vendavais
-
Enchentes e inundações
-
Cabeça d’água
-
Deslizamentos de terra
Essas faixas têm caráter educativo, orientando sobre os riscos associados a eventos climáticos adversos e as medidas de segurança que devem ser adotadas. Além disso, panfletos informativos estão sendo distribuídos em pontos turísticos, unidades de saúde e equipamentos públicos, fornecendo orientações práticas de prevenção e condutas seguras durante emergências.
