Publicidade
Um menino de apenas 1 ano de idade morreu com suspeita de meningite em Guarujá, no litoral de São Paulo. A morte ocorreu...
Créditos: Prefeitura Municipal de Guarujá
Getting your Trinity Audio player ready...

Um menino de apenas 1 ano de idade morreu com suspeita de meningite em Guarujá, no litoral de São Paulo. A morte ocorreu na manhã da última quarta-feira (12), após a criança ser transferida da UPA Rodoviária para o Hospital Santo Amaro (HSA). A informação foi confirmada à TV Tribuna pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Mesquita.

Segundo Mesquita, a morte aconteceu cerca de 48 horas após a internação no hospital. O quadro clínico indicava meningite, já que a criança havia perdido a consciência, apresentava sinais de desnutrição e estava vomitando. Exames foram solicitados ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar a causa da morte.

Além desse caso, outro menino, de 1 ano e 1 mês, está internado no HSA com diagnóstico positivo para meningite bacteriana desde a última segunda-feira (10). Ele segue sob cuidados da equipe de pediatria.

Diante dos casos, a Prefeitura adotou medidas emergenciais de prevenção nas creches frequentadas pelas crianças infectadas. Medicamentos estão sendo disponibilizados para todos que tiveram contato direto com os pacientes. A vacinação também foi intensificada.

“Estamos pedindo para as crianças levarem as carteiras de vacinação nas escolas. Todas aquelas que os pais autorizarem, por escrito ou pessoalmente, serão vacinadas e terão a carteira atualizada”, explicou Mesquita.

A partir desta sexta-feira (14), será obrigatória a apresentação da carteira de vacinação no momento da rematrícula de alunos nas escolas públicas municipais. A ação visa conter o avanço da doença, após o aumento de casos registrados e a confirmação da morte recente.

A campanha de imunização será realizada em conjunto pelas Secretarias de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), com apoio de equipes médicas nas unidades escolares. A vacina está disponível em todas as 20 unidades de Saúde do município e o estoque está garantido para atender a demanda.

Neste ano, Guarujá já contabilizou 15 casos de meningite. Em outubro, não houve registros; em novembro, foi confirmado um caso até o momento.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu