Publicidade
(foto: divulgação/ FCU)
(foto: divulgação/ FCU)
Getting your Trinity Audio player ready...

Programa contemplou 37 projetos culturais, premiou representantes da cultura popular e ampliou o fomento às artes na cidade

A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” concluiu a entrega do 1º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), consolidando um marco importante para o setor cultural do município. O investimento ultrapassou R$ 2 milhões, destinados a impulsionar a economia criativa e fortalecer a produção artística local.

Os recursos foram distribuídos por meio de diversos editais que contemplaram 37 projetos culturais. Entre eles, 13 foram selecionados pelo Edital 001/2024, voltado à execução de termos culturais; 12 pelo Edital 003/2024, de incentivo à literatura; e 12 pelo Edital 004/2024, dedicado a ações teatrais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do ISN Online Triângulo no WhatsApp

A valorização das culturas tradicionais e populares também foi destaque nesta etapa. Ao todo, 119 Mestres e Mestras da cultura popular foram premiados, sendo 52 pelo Edital 002/2024 e 67 pelo Edital 003/2025, que complementou o reconhecimento.

O ciclo incluiu ainda ações da Política Nacional Cultura Viva, premiando sete coletivos e instituições sem fins lucrativos, além de três projetos voltados ao terceiro setor. Outras sete entidades receberam pré-certificação como Pontos de Cultura, reforçando a rede de articulação cultural em Uberaba.

Para o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, o resultado evidencia o compromisso da instituição com a democratização dos recursos e o fortalecimento das expressões artísticas. “Estamos fomentando a arte, o patrimônio imaterial e a economia criativa local”, destacou.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu