Publicidade
Tartaruga cai em cisterna de 18 metros e mobiliza operação de resgate em Montes Claros
Foto: CBMG/Reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

Uma tartaruga da espécie tigre-d’água foi resgatada com vida após cair em uma cisterna desativada de aproximadamente 18 metros de profundidade, no bairro Jaraguá, em Montes Claros, Norte de Minas. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na tarde desta quarta-feira (28), exigindo uma operação especializada de salvamento em altura e espaço confinado.

Segundo informações dos bombeiros, o tutor do animal percebeu o desaparecimento e, durante as buscas, lembrou da antiga cisterna existente no quintal da residência. Ao verificar o local, encontrou a tartaruga viva no fundo da estrutura e acionou imediatamente o resgate.

Dada a profundidade e a dificuldade de acesso, os militares do 7º Batalhão montaram uma estrutura com tripé, sistema de ancoragem, cordas, mosquetões e um conjunto de vantagem mecânica. Um bombeiro desceu com os equipamentos apropriados para a captura.

Durante a ação, um fato curioso surpreendeu a equipe: ao notar a aproximação do militar, a tartaruga se dirigiu até ele, facilitando a operação e permitindo um resgate mais rápido e seguro. Após ser trazida à superfície, passou por avaliação visual e não apresentava ferimentos. O animal foi devolvido ao tutor em boas condições de saúde.

Após o resgate, o Corpo de Bombeiros alertou a população sobre os riscos de estruturas profundas em imóveis. Cisternas, poços e reservatórios devem estar sempre tampados e sinalizados, mesmo quando desativados, para evitar acidentes com pessoas e animais.

O caso inusitado reforça a importância da prevenção e dos cuidados com estruturas antigas ainda presentes em muitas residências.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu