Publicidade
(foto: divulgação/ Secom)
(foto: divulgação/ Secom)
Getting your Trinity Audio player ready...

Gestores de saúde discutiram fluxo de atendimentos, transferências hospitalares e uso de telemedicina na rede regional

Gestores municipais de saúde da Macrorregião Triângulo Sul se reuniram nesta quarta-feira (28) para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da rede regional de urgência e emergência. O encontro foi promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e teve como foco principal o balanço inicial do Samu Regional.

Presidido pela secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, o Cosems apresentou uma avaliação dos primeiros 30 dias de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região, destacando avanços e pontos que ainda demandam ajustes operacionais.

Outro tema central da reunião foi a qualificação dos encaminhamentos para transferência de pacientes que necessitam de atendimento hospitalar. A proposta é aprimorar a organização da rede, tornar os fluxos mais eficientes e garantir mais segurança e resolutividade no atendimento aos usuários do sistema.

Durante o encontro, os gestores também receberam orientações técnicas sobre a solicitação de incremento do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC). O recurso poderá ser utilizado para a implantação de teleatendimento de plantão e retaguarda, com médicos especialistas, ampliando o suporte às unidades de urgência, emergência e hospitais da região.

Ao final da reunião, o Cosems reforçou a importância da cooperação entre os municípios e do diálogo contínuo entre os gestores como caminhos para fortalecer a assistência em saúde e consolidar uma rede regional mais integrada e eficiente.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu