Publicidade
Após registrar ondas de até 2,7 metros e acumulados de chuva superiores a 100 mm neste domingo (4), a Baixada Santista permanece...
Créditos: Carlos Nogueira
Getting your Trinity Audio player ready...

Após registrar ondas de até 2,7 metros e acumulados de chuva superiores a 100 mm neste domingo (4), a Baixada Santista permanece em estado de atenção por conta da previsão de ressaca e mar agitado até o fim desta segunda-feira (5). De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas e a Sala de Situação da Baixada Santista, as ondas podem alcançar até 3 metros de altura, com mar de quadrante Sul-Sudeste.

O avanço de uma frente fria provocou ventos intensos e mar agitado desde a noite de sábado (3), especialmente na Baía de Santos, onde os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas de 2,73 metros na manhã de domingo, às 10h10. O nível do mar também ficou elevado, com pico de 2,04 metros na orla às 4h20 e de 2,21 metros no interior do estuário por volta das 4h50.

Nesta segunda (5), a previsão indica maré de até 1,8 metro na orla e 1,9 metro no interior do estuário, abrangendo Santos, São Vicente e Cubatão — um aumento de até 50 centímetros em relação à tábua de marés.

Conforme os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, a elevação do nível do mar e a altura das ondas mantêm a Baixada Santista em estado de atenção, com alerta para todas as cidades litorâneas da região. A recomendação é que moradores e turistas evitem áreas de risco e fiquem atentos aos avisos das autoridades.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu