|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
População deve redobrar cuidados para evitar doenças como a leptospirose
Após as fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta à população sobre os cuidados necessários após contato com água ou lama de enchentes. A principal preocupação é a prevenção de doenças, como a leptospirose, transmitida principalmente pela urina de roedores em ambientes alagados.
A orientação é que qualquer área do corpo que tenha tido contato com água de alagamento seja lavada imediatamente com água limpa e sabão. Durante a limpeza de imóveis e a retirada de resíduos, a recomendação é o uso de luvas e botas de borracha, reduzindo o risco de contaminação.
A administração municipal também reforça que alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água das enchentes devem ser descartados, mesmo que aparentem estar em boas condições ou embalados, devido ao risco de contaminação.
Outro ponto de atenção é o monitoramento da saúde após a exposição. A Secretaria orienta que a população fique atenta ao surgimento de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo — especialmente nas panturrilhas — e vômitos, que podem aparecer até 40 dias após o contato com a água contaminada. Em caso de qualquer um desses sinais, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e informar sobre a exposição às enchentes.
