|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Carga ilegal estava sendo transportada de São Paulo para Goiás, e o motorista alegou desconhecimento dos produtos
Na tarde de terça-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 49 anos e apreendeu 1.500 vapes durante uma fiscalização na BR-153, em Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro. A apreensão aconteceu no quilômetro 56 da rodovia, quando os policiais abordaram uma caminhonete Hilux que estava transportando a carga ilegal de São Paulo com destino a Goiás.
Ao realizar a vistoria no compartimento de carga, os agentes encontraram os vapes acondicionados em 14 caixas de papelão. Após apuração, verificou-se que os produtos eram originários da China e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Além dos dispositivos, a PRF também apreendeu 100 unidades de insumos para vapes.
O motorista, ao ser questionado, alegou que estava apenas fazendo um favor a um amigo e não sabia do conteúdo da carga. Além disso, ele não apresentou a documentação fiscal necessária. Ele foi detido e encaminhado à Polícia Judiciária de Uberlândia, onde responderá pelo transporte de mercadorias proibidas no país. O veículo foi recolhido ao pátio credenciado.
Vale lembrar que desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, comercialização, fabricação, e distribuição de cigarros eletrônicos no Brasil. A proibição foi mantida pela Anvisa, que também alertou sobre a proibição do uso de vapes em ambientes fechados.
