|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com a proximidade do início das operações do novo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, uma ação inusitada está atraindo a atenção de quem passa pela região entre a Conselheiro Nébias e o Valongo. Nesta sexta-feira (28), entre 12h e 14h, um grupo de mímicos realizará intervenções educativas para alertar pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas sobre a importância da segurança viária e do respeito à sinalização no local.
Utilizando a linguagem universal da mímica, os artistas abordarão, de forma leve e bem-humorada, situações de risco real relacionadas à convivência entre os diferentes modais de transporte e o VLT. A ação acontece no horário de almoço, um período de grande movimento na região, visando mostrar como deve ser a interação segura entre os diversos meios de transporte e o VLT.
Entre os principais alertas que serão destacados pelos mímicos estão:
-
A atenção redobrada ao atravessar os trilhos do VLT;
-
O respeito à sinalização semafórica específica para o VLT;
-
A proibição de parada ou estacionamento sobre a via permanente do VLT;
-
O cuidado com os “pontos cegos” e a circulação de ciclistas.
Testes e instalações simultâneas
A intervenção educativa ocorre em um momento crucial da obra, quando as equipes técnicas da concessionária BR Mobilidade, com fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), realizam testes simultâneos à instalação de sistemas vitais para o funcionamento do VLT, como os de energia, controle semafórico, telecomunicações, sinalização e arrecadação. Esses testes são essenciais para a conclusão da etapa final e para o início da operação comercial do novo trecho.
A ação educativa é uma das medidas preventivas para familiarizar a população com as mudanças na dinâmica urbana. As equipes seguem intensificando os trabalhos em campo para garantir que todos estejam cientes das novas normas de convivência, visando um ambiente mais seguro para pedestres e motoristas. A operação do VLT promete transformar o transporte na cidade, oferecendo uma opção segura e eficiente, mas que exige atenção e respeito por parte de todos.
