|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo à população da Baixada Santista sobre a chegada de uma frente fria que deve provocar chuva forte, raios e rajadas de vento na tarde desta segunda-feira (17). A notificação sonora foi enviada via Cell Broadcast às 13h15 e o alerta segue válido até esta terça-feira (18).
A mensagem alertava: “Chuva forte se espalhando pela Baixada Santista. Tem raios e vento forte. Saia de praias e abrigue-se. Evite se expor ao perigo.”
Segundo a Defesa Civil estadual, o tempo instável também poderá causar alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores, além de agitação marítima com possibilidade de ressaca. O alerta inclui ainda outras regiões do estado, como a Capital, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Campinas.
Na Baixada Santista, alguns municípios já se manifestaram:
-
Praia Grande: Até o momento, não foram registradas ocorrências relacionadas à chuva. A medição dos índices pluviométricos será feita nesta terça-feira.
-
Bertioga: A Defesa Civil local segue em prontidão, monitorando os índices de chuva e disponível pelo telefone 199. Nenhuma solicitação de atendimento foi feita até o momento.
-
Peruíbe: Registrou pancada forte de chuva com raios, trovões e vento, mas sem ocorrências registradas.
-
Itanhaém: Não houve registro de ocorrências relacionadas ao clima.
Recomendações à população:
-
Evite praias, áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
-
Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
-
Durante tempestades, mantenha distância de áreas abertas, estruturas metálicas e evite contato com água;
-
Nunca atravesse áreas alagadas;
-
Se fios caírem sobre seu veículo, permaneça dentro do carro e chame os bombeiros;
-
Em emergências, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
