| 
                          Getting your Trinity Audio player ready...
                       | 
Um jacaré-do-papo-amarelo com aproximadamente 2,10 metros de comprimento foi resgatado no início da tarde desta quinta-feira (31) no bairro Jardim Progresso, em Guarujá. O animal estava dentro de um canal de esgoto às margens do manguezal, na Avenida João Batista Furlani.
A ocorrência foi atendida pelo Grupamento de Defesa Ambiental da GCM Guarujá (GDA), que chegou ao local por volta das 15h. Com o auxílio de uma moradora que indicou onde o réptil estava, os agentes conseguiram localizar o jacaré submerso em uma área de difícil acesso.
A operação de resgate durou cerca de duas horas. “Como ele estava submerso e o canal era de difícil acesso, levamos tempo para atraí-lo e capturar o animal”, informou a equipe da Polícia Ambiental. Após a medição com trena, foi constatado que o jacaré tinha 2,10 metros de comprimento.
Ainda segundo os policiais, o jacaré não apresentava ferimentos e demonstrava bastante resistência. Por isso, foi devolvido à natureza em uma área segura e afastada, próxima ao Vale do Quilombo, onde há registro frequente da espécie.
O jacaré-do-papo-amarelo é uma espécie típica de áreas alagadas e manguezais, e embora não seja comum encontrá-lo em áreas urbanas, o avanço das cidades sobre habitats naturais tem aumentado esse tipo de ocorrência.
 
								
 
											 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								