Publicidade
Programa Jornada Ampliada de Santos é reconhecido como referência nacional em educação integral
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

Santos recebeu nesta sexta-feira (10) representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para conhecer de perto o Programa Jornada Ampliada, desenvolvido pela rede municipal de ensino. A visita técnica marcou o encerramento de uma agenda de três dias, parte do edital “Experiências Inspiradoras de Educação Integral”, que selecionou iniciativas de destaque em todo o país.

Entre as 907 propostas inscritas, apenas 26 foram contempladas, e Santos se destacou com o projeto “Núcleo Educacional Emissário – Território do Sonhar”. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), transformou o espaço do Emissário Submarino, no Parque Roberto Mário Santini, em um ambiente de aprendizagem ao ar livre, com oficinas de arte, esportes, teatro, sustentabilidade e atividades pedagógicas integradas ao currículo.

Durante a visita, as técnicas do MEC acompanharam de perto as atividades realizadas com estudantes de 14 escolas da rede municipal, que frequentam o núcleo semanalmente como parte da Jornada Ampliada. As ações valorizam o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo dimensões cognitivas, sociais, emocionais e corporais.

Luciana Bizzotto, pesquisadora da Faculdade de Educação da UFMG e integrante da equipe técnica parceira do MEC, elogiou a iniciativa. Segundo ela, a proposta de Santos vai além da ampliação da carga horária escolar, promovendo uma articulação consistente entre educação integral e a ideia de cidade educadora, sendo um modelo a ser replicado em outras regiões do país.

A secretária municipal de Educação e vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys, destacou que o êxito da política de tempo integral no município está na integração entre as unidades escolares, Seduc e entidades parceiras, o que garante coesão entre o ensino regular e a jornada ampliada como uma única política pública.

Além do Núcleo Emissário, a comitiva do MEC também visitou outros espaços de educação integral no município, como os núcleos Zona Noroeste II e São Bento, e conheceu pontos culturais e turísticos da cidade.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu