Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um homem de 27 anos foi preso por estelionato e ameaça em Santos, no litoral paulista, após ser acusado de enganar mais de 50 mulheres em diferentes estados do Brasil. Matheus Rodelo Monteiro Machado se apresentava como herdeiro e prometia casamento para enganar vítimas em vários estados. Ele usava redes sociais e aplicativos de relacionamento para atrair vítimas, fazendo-se passar por herdeiro, esportista ou investidor em criptomoedas.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito adotava estratégias de manipulação emocional, prometendo casamento e uma vida próspera para conquistar a confiança das mulheres. Depois, solicitava dinheiro ou utilizava os cartões de crédito das vítimas, muitas vezes com justificativas de investimentos ou transferências urgentes. Há relatos de prejuízos superiores a R$ 100 mil por vítima, além de medidas protetivas solicitadas por ex-companheiras.
As investigações revelaram que ele escolhia alvos jovens e bem-sucedidas, praticando o chamado estelionato sentimental. Além dos prejuízos financeiros, as vítimas também relataram terem sido humilhadas ao descobrir as verdadeiras intenções do acusado.
A prisão ocorreu na noite de quarta-feira (8), após 14 horas de trabalho de campo e inteligência da equipe da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos. O mandado foi expedido pela Justiça de Caraguatatuba. No momento da abordagem, Matheus estava na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Aparecida. Com ele, foram encontrados dois celulares, 11 cartões bancários, porções de fumo, medicamentos de uso psicológico e um carro com documentação em nome de terceiros. Ele se recusou a assinar o mandado de prisão e foi encaminhado à cadeia pública do 5º Distrito Policial de Santos.
A defesa do acusado afirmou que ainda não teve acesso integral ao processo e considera a prisão ilegal e desproporcional. A advogada responsável declarou confiar que, com a análise completa dos autos, será possível demonstrar a inocência de seu cliente.