Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma ação especial no Hospital do Vicentino, em São Vicente, marcou o Setembro Amarelo com foco no bem-estar dos profissionais da saúde. Promovida nesta quarta-feira (24), a atividade foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Etec Doutora Ruth Cardoso, com o objetivo de incentivar o autocuidado e reforçar a valorização da vida no ambiente hospitalar.
A proposta foi levar momentos de pausa e acolhimento aos colaboradores da unidade. Um carrinho temático do Setembro Amarelo percorreu diversos setores, oferecendo lembrancinhas, musicoterapia, aromaterapia e umidificadores. Ao final de cada visita, os profissionais recebiam um escalda-pés como lembrança, simbolizando a importância de parar e cuidar de si.
Maria Cláudia, técnica de enfermagem, elogiou a iniciativa. “Foi maravilhoso para respirar durante a correria que vivemos no hospital”, contou. O também técnico de enfermagem Fernando Ribeiro destacou: “Cuidamos muito das outras pessoas, e muitas vezes esquecemos da gente”.
A ação foi idealizada por Márcia Maria Costa Conte, enfermeira da educação permanente, e Cíntia Maria Silva, gerente do hospital, com apoio de alunos da Etec e das professoras Danielly Moreira e Adriana Neri. A proposta foi reforçar que o cuidado com o outro começa pelo cuidado consigo mesmo.
“É fundamental promover a valorização da vida e mostrar aos profissionais que eles também precisam de atenção emocional”, afirmou Márcia Conte. Já a professora Danielly Moreira ressaltou a importância do envolvimento dos estudantes: “Eles ofereceram práticas de cuidado voltadas para todos. É essencial lembrar que esse cuidado também é para quem cuida”.
A secretária da Saúde, Michelle Santos, elogiou a ação. “Esse evento tem um objetivo fundamental: reforçar a importância do autocuidado e da saúde mental entre os profissionais da saúde. Parabenizo toda a equipe e agradeço à Etec pela parceria”, afirmou.